Bicicleta Cannondale Scalpel HM1 Brasil 2021
Para ir à lua o homem construiu foguetes... e para as trilhas, criou a Scalpel.
Com a participação ativa do campeão mundial Henrique Avancini no desenvolvimento deste projeto, a Cannondale apresenta uma bike dos sonhos de muitos ciclista. A Bicicleta Cannondale Scalpel HM1 atrai até quem não pedala.
Uma evolução que levou pouco mais de dois anos para ser finalizada, testes, mudanças ajustes para deixar um modelo icônico com um desempenho, segundo relatos de Henrique Avancini 2º colocado no ranking da UCI de XCO e 5x campeão brasileiro da Elite que testou e já está usando o novo modelo, ainda mais rápida, com ótima resposta, rigidez adequada e uma geometria que possibilita um posicionamento que faz muita diferença quando é preciso recuperar forças. Respostas que foram obtidas em testes cronometrados em trechos de trilhas, subidas por onde o mountain biker colocou à prova o desempenho da bicicleta e da sua performance sobre ela.
O quadro da Scalpel passou por uma grande mudança, os tubos foram redesenhados, em alguns pontos estão mais largos principalmente nos locais que exigiam maior rigidez.
Porém , a grande novidade está na suspensão FlexPivot, um sistema patenteado pela Cannondale. O sistema faz parte da balança traseira, construída em fibra de carbono com formato achatado e alargado que forma o pivô Horst-link, resultando e um conjunto mais leve e rígido que rolamentos e parafusos e consequentemente sem a necessidade de manutenção.
O novo sistema forma um conjunto com o amortecedor/shock traseiro absorvendo de forma mais eficiente os impactos e as oscilações do terreno. Isso possibilita que os ajustes mais precisos da suspensão, em função do tamanho, graças à tecnologia Proportional Response, utilizada pela Cannondale na construção do quadro. Em um comparativo simples, enquanto outros fabricantes sacrificam o desempenho para reduzir o peso, a suspensão FlexPivot é leve e ainda garante aderência, aceleração e maior controle da bicicleta.
FlexPivot
O Horst-Link trabalha constantemente oferecendo reações e respostas proporcionais, destacando que a cinemática da suspensão é diferente para cada tamanho de quadro, com isso a Cannondale trabalha com um melhor posicionamento do ciclista, otimizando a eficiência do sistema para todos os públicos. Esse novo sistema da Scalpel, segundo a Cannondale , minimiza o feito do rebote do pedal ou da puxada da corrente quando a suspensão é mais exigida.
Com quadro construído em carbono High-Mod, uma Scalpel de tamanho M equipada com amortecedor, pesa apenas 1.910 gramas é um dos mais leves do mercado quando comparado às concorrentes diretas como a Trek Supercaliber, com 1.933 g; Scott Spark RC HMX 1.799 g e Specialized S-Works Epic 1.900 g.
Com uma traseira curta que garante rigidez, agilidade e uma melhor tração a Scalpel é projetada com desvio Ai – Integração Assimétrica – que garante o espaço suficiente na traseira para montagem de pneus de até 2,4” polegadas (uma tendência no XC) para isso o sistema de coroas é deslocado 6mm para a direita; além disso o sistema garante maior rigidez à roda.
A evolução da Scalpel com sua geometria progressiva resultou em um ângulo do tubo dianteiro (68 graus) um grau e meio mais relaxado e com o ângulo do tubo de selim (74,5 graus) um grau mais íngreme em comparação com o modelo anterior. Isso, em combinação com o deslocamento de 55mm do eixo dianteiro da suspensão Lefty, configura a mais recente versão da geometria OutFront da Cannondale, proporcionando respostas mais rápidas, maior estabilidade mesmo quando em situações de pilotagem mais agressiva, em uma versão extrema para o cross country.
Para os praticantes do mountain bike maratona ou para uma pilotagem em trilhas, está a versão Scalpel SE que teve o curso da suspensão aumentado de 100mm na dianteira e traseira para 120 mm de curso na dianteira e traseira, deixando a frente com 67 graus e garantindo uma pilotagem mais na dinâmica com uma geometria mais relaxada e com a possibilidade de montagem de pneus de até 2.4” polegadas. Equipada com canote retrátil que garante uma melhor adaptação do ciclista aos mais variados terrenos.
Seguindo uma tendência já adotada por outras marcas, onde se busca encontrar espaços para levar kit’s de reparos, a Scalpel utiliza o espaço, logo abaixo do suporte de caramanhola para a instalação do kit Stash, com acesso direto às ferramentas multifuncionais Fabric 8 em 1, kit de reparo tubeless e CO2.
Suspensão dianteira Lefty Ocho
A suspensão dianteira lefty ocho é o garfo de xc mais leve já produzido. ela traz o que há de mais avançado em tecnologia para ciclismo, com menos atrito que qualquer outra suspensão, graças ao cartucho hidráulico flexível e ao sistema de rolamento, garantindo um amortecimento suave e preciso em qualquer terreno.
Seu sistema de mola é invertido para maior conforto, e o ar é autoajustável. primeiro e único garfo de um lado só do mundo, a suspensão lefty ocho é sinônimo de precisão e conforto, projetada para a mais alta performace, mesmo nos percursos técnicos mais difíceis da uci mountain bike world cup.
Ocho é um tipo diferente de garfo de corrida XC. Ele tem a ação mais suave de qualquer garfo, graças ao seu interior de rolamento de agulhas quase sem fricção e amortecedor avançado. Velocidade de subida esmagadora devido ao seu peso incrivelmente baixo. E um manuseio extremamente confiável e preciso por ter a melhor rigidez geral de sua classe. Ocho é diferente. E em um esporte regido por ganhos incrementais, isso faz uma grande diferença.
Pacote de Tecnologias da Cannondale SCALPEL HM1:
Sistema de suspensão FlexPivot
Kit de reparo STASH
Garfo Lefty Ocho ultraleve de carbono XC
Geometria de direção externa
Conectado - sensor de roda
Ai - Integração Assimétrica
Resposta Proporcional
Duas Garrafas De Água
Roteamento de cabo DirectLine